Logo

 

 Alexandre Negreiros

Beatriz Sposito

César Cazelato

Mariana Takitane

Thamiris Schleder

1. INTRODUÇÃO

O surgimento de novas tecnologias como a internet e das redes sociais possibilitou a troca de informações e conhecimento entre pessoas de diversas partes do mundo, que antes não se comunicavam umas com as outras. Nesse cenário, existem também os blogs, sites cuja estrutura permite a atualização rápida de conteúdo, com a capacidade de atrair leitores e colaborar para a interação entre diferentes pessoas.
Trazendo essa realidade para a sala de aula, o professor deve fazer uso das novas tecnologias em suas atividades de ensino-aprendizagem, de modo a facilitar a assimilação do conteúdo pelos alunos.
Sendo assim, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma proposta de ensino da literatura com novas tecnologias, enfatizando o Modernismo e a obra de Fernando Pessoa.

2. OBJETIVOS DO TRABALHO

2.1. Objetivos Gerais

• Investigar como aplicar o conhecimento literário (Teoria Literária e Literatura Portuguesa) nas redes sociais, visando o ensino com as novas tecnologias;
• Discutir o assunto em blogs entre os diversos grupos da classe, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem;
• Estabelecer a interação entre os interlocutores (criadores e visitantes do blog).

2.2. Objetivos Específicos

• Possibilitar um aprofundamento sobre o Modernismo e a obra de Fernando Pessoa;
• Disseminar o conhecimento adquirido com uma linguagem simples e de fácil entendimento, despertando o interesse das novas gerações na literatura e suas ramificações;
• Desenvolver uma proposta de ensino do Modernismo e da obra de Fernando Pessoa com o uso das novas tecnologias.

3. JUSTIFICATIVA

Neste trabalho, pretendemos demonstrar como o ensino da literatura pode ser prazeroso e de fácil entendimento, através de uma linguagem simples e utilizando as novas tecnologias e as redes sociais, para chamar a atenção dos alunos e resgatar o interesse por grandes movimentos literários e autores do passado, como o Modernismo e Fernando Pessoa. Também será possível fazer uso de ferramentas online como um novo meio de transmitir o conhecimento sobre a literatura portuguesa a outras pessoas, de maneira interativa.
O Modernismo foi escolhido como tema do projeto por se tratar de um movimento literário que rompeu com o passado, caracterizando-se como um movimento anárquico e irreverente para a época. Além disso, o trabalho destacará o autor Fernando Pessoa por ser considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da Literatura Universal.
Fernando Pessoa é um dos casos mais complexos e estranhos, senão único dentro da Literatura Portuguesa, tão fortemente perturbador que só o futuro virá a compreendê-lo e julgá-lo como merece. Por ora, mal decorridos alguns decênios após a sua morte, é ainda muito cedo para aquilatar-lhe toda a importância, o significado da sua obra que escreveu e a influência exercida, não só enquanto viveu, como também depois de morto. (MOISÉS, 2006, p. 330).

4. METODOLOGIA

Nossa proposta é trabalhar o ensino do Modernismo e da obra de Fernando Pessoa fazendo uso da internet e de redes sociais como o YouTube® e o Facebook®. Para tanto, são propostas as seguintes atividades:
• Pesquisa de material sobre o Modernismo e Fernando Pessoa e divulgação no blog “Luz, Literatura e Ação!”;
• Desenvolvimento de vídeo-aula em esquetes curtas, com base no material pesquisado;
• Divulgação do projeto do grupo nas redes sociais.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MOISÉS, M. A Literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.

 

Este excelente documentário produzido pela Editora Globo apresenta a Vida e comentários sobre as fantásticas Obras literárias e também filosóficas do Poeta Português (e também “brasileiro”) Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa que se destacou com a criação de seus Heterônimos Alberto Caeiro, Bernardo Soares, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

Anúncios