PLANO DE AULA ELABORADO POR MARIANA TAKITANE

1. Título da aula

Modernismo e Fernando Pessoa

2. Objetivos
  • Apresentar aos alunos o contexto histórico e social em que se insere o Modernismo, suas fases e principais características.
  • Identificar os autores mais expressivos deste movimento literário.
  • Discutir de forma mais aprofundada sobre Fernando Pessoa e sua obra.
  • Perceber os métodos e a caracterização dos heterônimos pessoanos.

3. Recursos didáticos

Data show, lousa, giz, poemas impressos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, trazidos pelo professor.

4. Duração

2 aulas de 50 minutos cada uma.

5. Público-alvo

Alunos do 2º ano do Ensino Médio.

6. Desenvolvimento das aulas

1ª Aula

Apresentação do contexto histórico e social do Modernismo, suas principais características, principais autores inseridos neste movimento literário, biografia de Fernando Pessoa e características de sua obra, por meio de slides.

2ª Aula

Na primeira parte da aula, será explicado sobre a criação dos heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, apresentando a personalidade de cada um e características das obras.
(20 minutos)

Na segunda parte da aula, será proposta a seguinte atividade:
Com os alunos divididos em 4 grupos, serão distribuídos, para cada grupo, trechos de “Mar Português”, de Fernando Pessoa, “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro, “Segue o teu destino” e “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio”, de Ricardo Reis, e “Opiário”, de Álvaro de Campos, sem identificar o autor. Cada grupo deve fazer a leitura do seu poema em silêncio e, com base na teoria exposta na primeira aula e na primeira parte da segunda aula, identificar o autor do poema. Em seguida, os grupos fazem a leitura do poema em voz alta para toda a classe e apresentam os resultados da análise, indicando as características dos autores presentes em cada obra.
(30 minutos)

7. Avaliação do professor

O professor avaliará o nível de assimilação do conteúdo das aulas sobre o Modernismo e Fernando Pessoa pelos alunos a partir da análise feita pelos grupos durante a atividade proposta. Além disso, pedirá que cada aluno, individualmente, elabore um resumo com os principais aspectos do Modernismo, de Fernando Pessoa e de seus heterônimos, para ser entregue na próxima aula.
———————————————————————————————————————————————————————-

PLANO DE AULA ELABORADO POR CÉSAR CAZELATO

Título da Aula: Poemas modernistas de Fernando Pessoa e a intertextualidade com a música.

Objetivo: Desenvolver nos jovens o gosto pela leitura e poesia, apresentando Fernando Pessoa e alguns de seus poemas e discutindo se há intertextualidade com a música.

Materiais: Lousa, giz, poemas impressos, aparelho de som.

Público-alvo: Estudantes do 2º ano do Ensino Médio.

Justificativa: Apresentar um dos maiores nomes da poesia modernista aos jovens, debater a temática de alguns de seus poemas e relacioná-los com o contexto histórico-social da época, encontrar trechos onde há intertextualidade com musica  “Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais” X  Titãs – Epitáfio e “É fácil trocar as palavras, difícil é interpretar os silêncios X Bryan – Adams(Everything I Do) I do It For You.

Duração: 1 Aula

Breve leitura sobre vida e obra de Fernando Pessoa e o contexto da época, leitura silenciosa dos poemas, leitura em voz alta dos mesmos, escutar as músicas.

Discutir a relação dos poemas com as músicas selecionadas relacionando onde e se ocorre intertextualidade.

Avaliação do Professor: Leitura e interpretação dos poemas. Questionário avaliativo, discussão do contexto histórico-social da época, debater semelhanças com o nosso tempo.

———————————————————————————————————————————————————————-

PLANO DE AULA ELABORADO POR ALEXANDRE NEGREIROS

Título da Aula: Literatura para a Reflexão dos alunos

Objetivo: Através da aula será abordado com os alunos um conto e com a leitura deste conto será discutido e analisado aspectos sociais, culturais, históricos e todos os aspectos que trarão uma reflexão geral.  Fazendo com que os alunos tenham mais um senso crítico e questionador.

Recursos Didáticos: Por ser tratar de um conto, serão usadas cópias.

Organização da sala :A sala ficara organizada com as cadeiras formando um círculo.

Desenvolvimento da Atividade :

1-       Os alunos antes de formarem o círculo farão a leitura em silêncio.

2-        Em seguida passaremos para o momento de reflexão o aluno terá que escrever o que achou sobre o conto e comparar com a atualidade.

3-       Passaremos agora a formar o círculo e falarei um pouco do conto; darei informação sobre o autor, sobre o contexto histórico enfim todas as informações relevantes.

4-       Agora é o momento que os alunos terão que expressar oralmente o que escreveram, todos terão que participar defendendo sua opiniões, questionando os outros alunos e se expressando o máximo possível. Também participarei fazendo algumas perguntas aos alunos, conforme cada oportunidade.

Atividades complementares ao longo do ano eletivo: Pedirei para cada aluno escolher um livro que eles queiram ler até certo período, eles terão que me fornecer o nome do livro escolhido e teremos uma outra aula onde cada um terá que falar sobre o obra lida. Durante o ano os alunos assistiram a filmes, e visitarão alguns lugares, como; museu, exposições, eventos e etc.

Atividades extras: Terão que criar uma peça de teatro, um concurso de talento, uma feira de cultura para a comunidade, projetos sociais.  Todo as atividades estarão relacionadas a literatura e seus aspectos.

———————————————————————————————————————————————————————-

PLANO DE AULA ELABORADO POR BEATRIZ SPOSITO MARÇAL

Título da aula: Principais Obras de Fernando Pessoa

Objetivo: Despertar nos alunos o interesse pela literatura apresentando a eles trechos da obra O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. A partir destes aspectos eles conhecerão melhor a literatura portuguesa, o movimento modernista e suas características predominantes.

Recursos didáticos: trechos impressos da obra e data show.

Público-alvo: Estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Duração: 2 aulas

Desenvolvimento da atividade:

1ª aula: Breve apresentação sobre Fernando Pessoa e as principais características do Modernismo (relatar também algumas curiosidades sobre a vida do autor e o contexto histórico e social da época), tudo isso utilizando apresentação de slides.

2º aula: Dividir a sala em 2 grupos e entregar para cada grupo um poema que faça parte do Livro do Desassossego. Em seguida, cada grupo deverá expor para toda a turma sua análise sobre os principais aspectos dos poemas apresentados.

Avaliação do professor: No final do semestre os dois grupos deverão apresentar uma peça de teatro (cada um apresentará uma peça que seja respectiva ao seu poema em questão). A partir deste projeto, o professor avaliará a assimilação do conteúdo abordado e a criatividade de cada aluno.

———————————————————————————————————————————————————————-

PLANO DE AULA ELABORADO POR THAMIRIS SCHLEDER

Título da Aula: Principais Sonetos de Vinícius de Moraes

Objetivo: 

  • Breve apresentação sobre a história de Vinícius de Moraes
  • Trabalhar com os alunos o Soneto de Fidelidade
  • Analisar a estrutura do soneto, identificando assonâncias, aliterações, ambiguidade e figuras de linguagem
  • Despertar nos alunos o interesse pela poesia como forma de expressar a subjetividade, revelando os sentimentos e emoções

Recursos Didáticos: Serão usadas cópias

Organização da sala: As carteiras serão colocadas em circulo para facilitar a discussão em sala de aula.

Desenvolvimento da Atividade:

  • Fazer a leitura do soneto junto com os alunos
  • Eles deverão colocar o que acharam do soneto no papel, localizando as ambiguidades e figuras de linguagem
  • Deverão discutir uns com os outros suas opiniões

Público-alvo: Estudantes do 1º ano do Ensino Médio.

Duração: Uma aula

Atividades extras: Os alunos deverão participar da oficina de criação a cada 15 dias, onde deverão pesquisar e apresentar da forma como quiserem, por escrita, declamando ou em forma de jograis. Colocando em prática a criação de poesias.